Páginas

Sem carro

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
Excelente reportagem feita no programa SporTV Repórter que foi ao ar no dia 07 de Abril de 2012 identificando a situação atual do uso de bicicletas no transporte urbano do Brasil.
Acesse o link clicando na figura abaixo.


 

                                                  ****


22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
Assista ao video que mostra a gigante Massa Crítica de Budapeste no Dia Mundial sem Carro do ano de 2005. Incrível. Participaram 30.000 ciclistas.
Anime-se você também!

 
E no vídeo abaixo, a comemoração ao final da grandiosa Massa Crítica em comemoração ao Dia Mundial sem Carro em Budapeste no ano de 2007:




                                                  ****


22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
Nooossa!! 150 pessoas participaram do 11º Passeio Ciclístico Noturno Massa Crítica Caxias do Sul no dia 27 de Janeiro de 2011. Tudo, é "noturno" na maior parte do ano, mas na latitude de Caxias do Sul e com horário de Verão, o passeio começou e terminou durante o dia!
Bem, de qualquer maneira, agora todos sabem, então, que em Caxias do Sul também anda, se locomove de bicicleta. O meio de transporte de curta distância mais moderno e atual que existe no mundo hoje em dia. O mais correto, também!

Agora, a pergunta que não quer calar: onde estão as ciclovias úteis? Aquelas que levam de lugares úteis a outros lugares úteis?

****

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
Pequeno documentário que mostra quais foram as dificuldades e os porquês das ciclovias e ciclistas em grande número na Holanda. Essas dificuldades são as mesmas que ocorrem no Brasil...



****

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
O engenheiro Marcelo Daniel Coelho do Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizou estudo apontando o transporte urbano de bicicleta até seis vezes mais barato que o uso do carro.
Leia a reportagem no portal O Eco e assista ao video com entrevista do engenheiro na Globo News, alusiva ao Dia Mundial sem Carro 2011.




****

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
Vídeo educativo do Governo da Espanha (Ministério do Interior - Direção Geral de Tráfego) sobre a salutar convivência de bicicletas e veículos automotores nas ruas e estradas das cidades.
O vídeo está em espanhol e, na mesma língua, legendado, porém é de fácil entendimento haja vista a proximidade da nossa língua com aquela.
Vale a pena conferir e praticar a cidadania no trânsito, seja no automóvel ou na bicicleta.




****

22 de Setembro - Dia Mundial sem Carro
Fazer valer a possibilidade de o cidadão optar por locomover-se de bicicleta é dever do Poder Público, que deve propiciar a infraestrutura segura além de fiscalizar efetivamente a ordem no trânsito. Esse é um dos principais pontos para que o cidadão possa fazer a opção pela bicicleta no seu dia-a-dia, mesmo em cidades de clima rigoroso e relevo acidentado. Afinal, a opção do uso da bicicleta é do cidadão e não do Poder Público.
Cabe, sim, ao Poder Público preparar as ciclovias e os bicicletários para aparcamento (estacionamento) das mesmas ao longo das ruas.
Veja no vídeo abaixo como funciona em Copenhague, a capital da Dinamarca, e como foi o processo até chegar ao expressivo número de ciclistas na cidade.